quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Sub Rosa: Composições longas, com harmonia e melodias complexas


A Sub Rosa é uma banda de Rock Progressivo, formada em meados de 2006, mas precisamente no dia 19 daquele ano. A banda é natural de Belo Horizonte – MG.

A banda é formada por:

Márcia Cristina - voz / Guitarra acústica.
Reinaldo José - Baixo / voz.
Bárbara Laranjeira - Bateria / voz.
Rudolf Pinto – Guitarra.
Alexandre Salgueiro - Teclados / saxofone / Guitarra clássica / voz.
Sergio William – Guitarra.
Ssiriuss Alpha - Teclados / voz.

SUB ROSA significa “debaixo da rosa”, sendo uma expressão utilizada para denotar “segredo” ou “confidencialidade”.

A banda tem influencias da música dos anos 60/70, vinda de bandas do período, e de muitas outras como: Pink Floyd e The Beatles, sendo estas as que, mas influenciam o grupo. Apesar de suas influencias, a banda busca trazer em suas composições a sua própria identidade.


O grupo gravou um CD demo (com três músicas) em 2007, que foi a passagem para a gravação do primeiro álbum oficial “The Gigsaw”, com canções belas e repletas de mistério, além de uma fascinante e complexa simbologia. 


Albúm ‘’ The Gigsaw ‘’: https://www.youtube.com/watch?v=1yB03jLsV7k 

O disco foi lançado em 2009 e, até 2013, vendeu mais de 14.000 cópias para todo o mundo (um feito marcante para um artista independente). Em 2011, a banda fez uma turnê pela Costa Leste dos Estados Unidos, tocando em seis cidades (cinco estados) em 18 dias, com a banda amiga “Ossos do Banquete”.

Em 2015, para comemorar a venda dos, mas de 15.000 copias do primeiro álbum, o selo Progressive Rock Worldwide (subdivisão da Megahard Records), relançou uma versão em digipack de “The Gigsaw”, com três faixas bônus e nova arte gráfica. Das atuais mais de 15 mil cópias vendidas do álbum, menos de 500 foram para o Brasil. À maioria se concentra nos EUA, na Europa e no Japão. Esse fato chamou a atenção da Progressive Rock Worldwide – selo brasileiro especializado em Rock Progressivo – e foi feito o acordo de relançamento do primeiro álbum, em edição especial e limitada, enquanto prepara o público brasileiro para conhecer a banda, que prepara seu segundo álbum.

Ao público progressivo, agrada com faixas como ”Equinox” (vencedora do 1º Festival de Música Independente da Rádio WULP – Lágrima Psicodélica) e “The Mirror“, enquanto faixas mais populares como a balada filosófica “Enslavement of Beauty” é a favorita em termos populares (sendo a responsável pela chegada da Sub Rosa às rádios universitárias norte americanas e as web rádios de todo o mundo).
O estilo da banda Sub Rosa recebeu influências da música Clássica e do Jazz Fusion, em contraste com o Rock, influenciado pelo Rhythm And Blues e pela música Country. Composições longas, com harmonia e melodias complexas, aproximando-se muito da música erudita.

O primeiro álbum ‘’ The Gigsaw ‘’ traz uma das principais assinaturas e característica determinante do gênero, onde a música flui e se movimenta passeado por mudanças de andamento e fórmula de compasso (influência da música clássica).

O digipack é uma preparação para o lançamento do segundo trabalho, o álbum duplo (e também conceitual) "11:11", que está sendo gravado, com um atraso de 4 anos na agenda. 

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

anuncie